Você é o tipo de pessoa que procura simplificar a preparação para o seu próximo projeto de pintura? Se a resposta for sim, há materiais para pintura de parede que são indispensáveis na hora de reunir os itens de que precisa.
Pensando nisso, elaboramos este artigo para apresentar os sete materiais que você precisa ter em mãos antes de começar seu projeto.
Sendo assim, antes de começar, consulte a lista abaixo e certifique-se de ter todos os materiais para pintura de parede antes de iniciar seu projeto. Você verá a diferença entre uma pintura amadora e sem graça para um trabalho digno de arrancar elogios de um profissional.
Primeiro passo: planejamento e preparação
Conclua o planejamento ou medição em seu espaço, como escolher cores, usar uma calculadora de tinta para determinar a quantidade de tinta necessária e preparar sua lista de suprimentos.
Preparando o local
Depois de medir o local, calcular a quantidade de produto a ser usada, bem como escolher as cores, é preciso preparar o local para iniciar o projeto.
Ou seja, remover os móveis do cômodo a ser pintado (e se não for possível, ajunta-los no centro do local) e cobrir tudo com um forro plástico. Tenha em mente que essa preparação é necessária se você não quiser perder alguns de seus bens.
Segundo passo: 7 materiais para pintura de parede
Agora, deixaremos claro os materiais para pintura de parede que não podem faltar em sua lista.
1. Rolo de pintura
Ferramenta indispensável, o rolo de pintura pode ser feito de dois materiais. Sendo assim, aqui está “o pulo do gato” para escolher de forma correta. Você precisa decidir entre o rolo de lã natural ou sintética.
Rolo de lã natural
Um rolo de lã natural pode possuir diferentes altura de lã, o pelo proporciona maior retenção de tinta o quanto mais alta a altura da lã, ou seja, sendo assim enquanto mais rustica a superfície opte por maior altura da lã, além da lã ser um material mais maleável.
Rolo de lã sintética
Já o rolo de lã sintética será sempre desenvolvido para atender as demandas pertinentes a cada pintura. Ou seja, a densidade, largura das fibras e demais atribuições você verifica de acordo com o que vai pintar, e assim compra o ideal, normalmente utilizado em pintura industriais e com tintas base solvente.
Rolo antigotejamento ou antirespingo
Esse tipo de rolo dará um acabamento fino à superfície. Sendo fabricado especialmente para evitar respingos e gotejamento, este tipo de ferramenta tem uma maior capacidade de proporcionar acabamento fino, sendo ideal para pinturas em superfícies lisas como as emassadas por exemplo.
2. Trincha
Assim como o item acima, alguns materiais para pintura de parede serão escolhidos de acordo com seu projeto. Esse é o caso também da trincha.
Ela é feita para finalização de pinturas em paredes. Você pode usar as que têm cerdas pretas para detalhes e acabamento em esmaltes por exemplo, as com cerdas gris para uso de tinta à base de água acrílicas. Já a trincha com cerdas brancas é utilizada para aplicar resinas ou verniz.
3. Pincel
Apesar de popularmente não diferenciarmos pincel de trinchas, podemos dizer que os pinceis são menores e geralmente de forma arredondadas e utilizados para acabamentos mais detalhados da pintura.
Ele tem uma infinidade de tamanhos e pode ser de cerdas sintéticas ou naturais.
Como exemplo, o pincel de duas polegadas com cerdas macias é uma ferramenta chave na hora realizar o acabamento. Isso porque ele evita que os recortes fiquem marcados, o que acontece quando se usa um pincel de cerdas duras.
4. Bandeja de diluição
Se você estiver usando um rolo para o seu projeto de pintura, precisará de uma bandeja ou grade de tinta para aplicar uniformemente o produto no rolo. Isso ajuda a evitar pingos na parede e remove o excesso de tinta.
5. Diluente de tinta
Geralmente é usado além de diluir as tintas também para limpar rolos, bandejas e pincéis no final de um projeto. Escolha sempre um diluente de tinta especificado para o estilo de tinta que você está usando. Se você limpar seus materiais corretamente, eles poderão ser reutilizados para o próximo projeto, o que economiza algum dinheiro.
6. Material de proteção
Lonas podem ser usadas para cobrir o chão e os móveis da sua área de trabalho. Os pintores também recomendam panos de limpeza para que você possa limpar as paredes antes de começar. Eles podem ser usados também para limpar qualquer derramamento ou gotejamento enquanto estiver pintando.
7. Lixa
Algumas pessoas ignoram a preparação das paredes. Porém, na hora de reunir materiais para pintura de parede, a lixa é necessária. Ela é indispensável pois serve para remover os acabamentos abrindo poros e removendo brilho e criar uma superfície uniforme para a tinta aderir.
Para acompanhar mais assuntos como esse, não deixe de nos seguir nas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram.