Lojista: veja dicas da Hydronorth para reinventar sua forma de fazer negócios durante a quarentena
A pandemia do Coronavírus que se instalou no mundo todo trouxe vários desafios para lojistas, principalmente para os de médio e pequeno porte. Porém, existem maneiras diferentes e ações inovadoras que você pode tomar para manter as vendas de seus produtos e serviços. Por isso, a Hydronorth quer ajudá-lo fazendo algumas perguntas que servem de insights, ou seja, dicas que podem ser úteis na hora de reinventar sua forma de fazer negócio durante a pandemia. Confira abaixo.
Dê uma passada na sua lista de contatos profissionais relacionados à sua área de vendas e veja se eles necessitam de algo que você possa ajudar nesse período. Quando o contato parte de você, mostrando interesse em auxiliar e oferecer soluções, a possibilidade de venda aumenta. Por isso, converse com esses profissionais e mostre-se disposto a oferecer-lhes o melhor que puder.
Neste período, é comum que algumas obras em andamento estejam pausadas, mas algumas atividades pontuais ainda podem ser executadas, e seu papel é mostrar a esses clientes quais são essas ações. Por isso, manter contato com eles e oferecer seus produtos e serviços neste momento é muito importante, principalmente se você tiver alguma condição especial para eles.
Se sim, você pode trabalhar uma comunicação para que todos os seus clientes tenham conhecimento e confiem no seu trabalho. Divulgue seu serviço de delivery nas redes sociais, por exemplo, e passe segurança nessa modalidade – faça as entregas tomando cuidado com as recomendações de higiene e prevenção. Todo mundo gosta de comodidade na hora de comprar, e esta é uma boa alternativa. Se você não possui delivery, é muito importante estudar a possibilidade de implementá-lo em sua loja. Faça os cálculos e veja a maneira ideal de realizar essa atividade, baseado em sua realidade.
Se sim, a hora de investir na divulgação dela é agora! Se não tem, considere a possibilidade de investir na criação de uma. Caso não conheça alguém que possa programar um site, uma alternativa simples é divulgar seus produtos e preços pelas redes sociais, e vendê-los de forma totalmente online por inbox. Oriente seus funcionários a agirem como “consultores” da sua loja no ambiente online, tornando-os influenciadores da sua marca nas redes sociais. Estude a melhor forma de realizar essa atividade baseada em sua realidade e venda mais.
Oferecer o máximo de possibilidades para seus clientes é muito importante. Por isso, pense em criar estratégias para vender pelo telefone ou WhatsApp, por exemplo, e também considere implementar serviços de drive-thru ou take away, onde clientes podem fazer seus pedidos e retirarem na porta da sua loja. E claro, envie mensagem aos seus clientes, comunicando a sua nova estratégia, e como irá atendê-los durante este período.
Ter o contato de consumidores finais é muito útil neste momento. Que tal ligar para eles e oferecer tintas e materiais, para que eles possam passar essa quarentena de uma forma criativa? Estimule-os a usarem esse tempo para mudar um ambiente, pintar a garagem, e tudo isso em família, ou com as pessoas com as quais estejam na quarentena. Envie-lhes mensagens ofertando serviços especiais como amostra de produtos e entrega em domicílio. É um bom momento para reforçar seu relacionamento com essas pessoas, e oferecer-lhes várias possibilidades que envolvam seus produtos ou serviços.
Todo mundo gosta de promoções e descontos, e essa é uma boa forma de atrair o interesse de seus clientes neste momento. Estude esta proposta dentro das suas possibilidades e divulgue-as ao máximo por meio das redes sociais ou outros canais de seu interesse. Atrelar as dicas anteriores com promoções pode ser muito vantajoso, sempre usando o tom correto de comunicação.
Use esse momento delicado para rever seu negócio e planejar o futuro dele. Incentive seus colaboradores a atualizarem informações sobre os clientes, perfis, preferências, por exemplo, para que futuramente você tenha uma base mais sólida de trabalho para oferecer soluções ainda melhores para esses consumidores. Estude outras formas de melhoria com base na sua realidade. Lembre-se: o planejamento de recuperação precisa começar enquanto você ainda está reagindo à crise.
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