Equipe motivada, negócio em expansão. Investir no seu time de vendas é o primeiro passo para melhorar os resultados da empresa e garantir o crescimento do negócio.
Quer saber como incentivar sua equipe e melhorar os resultados? No artigo de hoje discutiremos 4 segredos que podem transformar sua loja!
Por que investir em motivação de vendas?
Motivação em vendas é o pilar da produtividade no seu negócio. Você nunca terá bons resultados se a equipe responsável por vender o produto não estiver disposta a arriscar e a conquistar o cliente.
Lidar diariamente com rejeições, com o estresse do processo de vendas e, ainda, com a falta de reconhecimento da gerência, pode fazer com que o vendedor se esgote e impacte negativamente na performance da empresa.
Investir em motivação de vendas é o melhor caminho para impedir que esse cenário, tão comum no setor, torne-se realidade.
No tópico seguinte você confere como, exatamente, incentivar a sua equipe.
4 segredos para incentivar o time de venda
Defina metas e comissões
Boas metas são essenciais para que seus funcionários saibam exatamente onde chegar com as vendas.
Defina metas alcançáveis e adequadas à realidade de seu negócio. De nada adianta uma meta exorbitante se, no final do período, o resultado for um time exausto e sem vontade de crescer.
Lembre-se de que metas menores – quinzenais, mensais ou trimestrais – são mais efetivas para a orientação da equipe do que metas exclusivamente anuais.
Encontre o equilíbrio com seu time de vendas e busque recompensar com comissões que valorizem o esforço individual e coletivo empregado.
Realize o treinamento da equipe
O treinamento da equipe de vendas traz benefícios que vão muito além dos resultados quantitativos: traz também maior motivação, maior retenção de talentos, maior colaboração entre funcionários e melhor padronização de processos.
Treinamentos devem ser uma constante em seu negócio, já que permitem que seus vendedores explorem suas fraquezas e encontrem alternativas para driblar eventuais gargalos no processo de vendas.
Aproveite dessa oportunidade também para alinhar os valores do seu negócio, afinal de contas, os seus vendedores devem incorporar também a sua marca.
Valorize individualidades
O maior diferencial da sua equipe de vendas está na individualidade de seus vendedores. Conhecer e explorar os pontos fortes de cada profissional permite que você, lojista, potencialize o processo de vendas na empresa.
Não massifique sua equipe. Converse com seus funcionários e descubra como combiná-los para que suas habilidades atuem em conjunto na hora da venda.
Rotacionar seu time e avaliar a performance obtida em diferentes frentes fará com que você perceba onde cada colaborador se encaixa para maximizar os resultados de conversão.
Avalie o desempenho
O desempenho em vendas é mensurável a partir das metas definidas para sua equipe. Para além de produtividade, é possível também acompanhar dados de conversão de oportunidade, valor médio de vendas, tempo de atendimento na loja, custo de aquisição de cliente e por aí vai.
O importante é trazer métricas que considerem o desempenho tanto coletivo quanto individual, fornecendo informações o suficiente para que o gestor possa traçar ações estratégicas de otimização de vendas.
O desempenho da equipe depende de todos os fatores já mencionados aqui no texto: boas métricas, motivação, reconhecimento da gerência e treinamentos eficientes.
Assim, a avaliação vem como diagnóstico: uma ferramenta extra para repensar sua estratégia.
E então? Pronto para motivar sua equipe e conquistar resultados cada vez melhores? Compartilhe esse texto nas suas redes sociais e mostre para seus contatos que você também está pronto para crescer!