Você já está com a pintura “quase pronta” e percebe que não tem tinta suficiente para concluir o trabalho. Nós entendemos como deve ser frustrante e desesperador não poder finalizar a pintura. Pensando nisso, calcular a quantidade de tinta corretamente é uma ação fundamental para uma pintura perfeita. Sendo assim, nós queremos ajudar neste projeto, orientando da melhor forma a calcular bem a quantidade de tinta.
Análise do local a ser pintado
Você deve medir o comprimento de todas as paredes e multiplicar o total pela altura (medida que vai do piso até a área mais alta do teto). Além disso, tome medidas dos limites máximos separadamente. Mesmo que o teto não for de cor diferente das paredes, é muito importante inclui-lo no cálculo também, para isso basta medir o comprimento e largura e multiplicar para ter a áreas dos mesmos.
O cálculo é um pouco mais complicado, quando a forma da sala é variada ou quando planejamos pintar o interior com algumas cores diferentes. Recomenda-se planejar cuidadosamente as cores dos interiores.
Calculo que pode ajudar
Para facilitar ainda mais o trabalho, você usar a fórmula a seguir:
Q = Quantidade de produto
A = Área de pintura em m²
D = Número de demãos recomendado pelo fabricante
RP = Rendimento do produto (em m²) para cada demão de tinta
Sendo assim, para realizar a pintura de uma área de 750m², com 2 demãos de tinta cujo rendimento médio é de 250m² (lata), resultará em 6 latas.
Excluir janelas e portas da medição
Após um cálculo cuidadoso da área da parede, você deve subtrair do total as janelas e portas. Isso geralmente representa cerca de 10% da área total da superfície das paredes. Às vezes, porém, dependendo do ambiente essa porcentagem pode mudar.
Na sala de estar, em que há mais janelas, ou no corredor que leva a outros cômodos, onde há muitas portas, a superfície das janelas e dos orifícios das portas deve ser calculada com precisão e ser levada em consideração subtraindo-se a área de as paredes.
De maneira semelhante, outros revestimentos de parede, como painéis, papéis de parede, esmaltes e estruturas decorativas, também devem ser levados em consideração.
Considerar a preparação antes da pintura
Algo pouco comentado e que faz diferença na hora de calcular a quantidade de tinta para pintura é a preparação da parede que irá recebe-la.
Sim, fará diferença se você usar um primer, ou selante de qualidade na superfície a ser pintada. Isso porque este tipo de preparação antes vai facilitar a pintura e economizar mais tinta do que se imagina.
Dependendo da superfície, se não houver essa preparação a parede pode absorver tinta além do esperado. Por isso, uma camada de primer reveste o local e proporciona o uso de uma quantidade menor de tinta.
Por fim, calcular a quantidade de tinta corretamente pode evitar desperdício de material e gastos desnecessários.
E se você quiser saber um pouco mais sobre assuntos similares a este assine agora mesmo nossa newsletter e receba tudo em primeira mão.