Cuidar do local em que moramos não é fundamental apenas para termos mais conforto e qualidade de vida na rotina, mas também é importante por se tratar de um patrimônio duradouro e que pode beneficiar gerações.
Por isso, preparamos esse post mostrando como e porque você deve impermeabilizar as paredes e muros da sua casa.
Trata-se de estruturas que, na maioria das vezes, estão muito expostas às intempéries e que acabam sofrendo com a elevada incidência solar, chuvas, infiltrações ou mesmo pelo simples desgaste com o passar dos anos. Quer descobrir como fazer isso? Então, continue a sua leitura!
O que é o processo de impermeabilização?
O processo de impermeabilização é, de maneira resumida, um procedimento que visa não permitir a infiltração de água ou umidade em um determinado local.
Em se tratando de edificações, é muito comum que isso seja feito em paredes e muros externos, uma vez que são estruturas que costumam ficar muito expostas ao sol e à chuva.
Além disso, é uma opção que, no final das contas, acaba tendo um excelente custo-benefício, pois sai muito mais barato impermeabilizar do que ter que fazer a manutenção da edificação por conta de alguma eventualidade. É possível fazer isso, por exemplo, com uma tinta impermeabilizante aplicada na superfície, protegendo contra umidade, mofo e infiltrações.
Sobre o processo de impermeabilização
Antes de mais nada, é preciso reforçar que o processo de impermeabilização precisa ser feito por um profissional capacitado para isso, de forma que o resultado obtido tenha a qualidade e a durabilidade que o cliente deseja. Via de regra, tudo começa com o estudo da superfície, verificando se ela está firme, limpa, seca, de maneira que seja possível determinar os passos seguintes.
Caso exista na superfície mofo ou bolor, a área deve ser lavada com uma solução específica. As partes soltas, se houver, também devem receber o devido tratamento antes de receber a pintura.
É importante destacar que uma análise minuciosa da superfície precisa ser realizada antes de aplicar qualquer produto impermeabilizante.
Quais as vantagens da impermeabilização?
Agora que você já conheceu um pouco melhor o processo de impermeabilização, é muito provável que esteja cogitando fazer isso no seu imóvel. No entanto, caso ainda não esteja totalmente convencido, vamos elencar algumas das principais vantagens de contar com impermeabilizantes em seus muros e paredes. Acompanhe.
Maior durabilidade da alvenaria
Uma das vantagens da impermeabilização é conferir maior durabilidade à alvenaria. Logicamente, isso ocorre porque o produto forma uma membrana elástica que acompanha o movimento da superfície, evitando fissuras e microfissuras e protegendo contra o desgaste ocasionado pelas batidas de chuva.
Proteção à saúde dos moradores
A impermeabilização também é muito indicada quando se deseja trazer mais proteção à saúde dos moradores. Afinal, quando existem infiltrações nas estruturas da casa, isso acaba favorecendo a proliferação de microrganismos nocivos, como fungos e bactérias. Com um bom impermeabilizante, você e sua família ficam livres de alergias e outros problemas respiratórios.
Melhora estética do ambiente
Definitivamente, se você quer promover uma melhora na estética do ambiente, você deve impermeabilizar as paredes e muros da sua casa. Isso ocorre porque as estruturas impermeabilizadas facilitam a limpeza, deixando a área sem manchas, mofo ou infiltrações, tornando o imóvel um local mais seguro, saudável e agradável aos olhos.
Como você pôde ver, impermeabilizar as paredes e muros da sua casa é uma excelente alternativa, que protegerá não apenas o seu patrimônio, como também garantirá a saúde e o bem-estar dos moradores! Para máxima proteção de superfícies verticais, como paredes e muros, é interessante usar o produto impermeabilizante Paredes e Muros ou Pintura Emborrachada.
Gostou de aprender porque você deve impermeabilizar as paredes e muros da sua casa? Ficou com vontade de fazer isso, mas não sabe por onde começar? Então, entre em contato conosco e conheça nossas soluções!