Você já se deparou com a desvalorização do seu serviço na hora de passar o orçamento de pintura de paredes e outras superfícies para o cliente? Essa é uma situação incômoda que tende a ser comum quando se trabalha nesse meio. Mas o que fazer nesse momento? Uma das soluções para lidar com esse desafio é gerar valor ao consumidor para que ele entenda que o que você passou não se trata apenas de preço.
Todavia, como fazer isso? Para responder a essa pergunta e ajudar nesse desafio, separamos algumas dicas ao longo deste artigo. Continue lendo!
Como montar um orçamento de pintura?
Para montar um orçamento de pintura com destaque para o valor gerado, há informações que precisarão ser levantadas com o cliente. Elas ajudarão tanto no cálculo do preço quanto na demonstração da importância de alguns dos serviços. Veja as principais:
- o tamanho da área a ser pintada, subtraído do espaço dos vãos (janelas, portas, aberturas etc.). Isso permite calcular a quantidade de tinta ideal para a pintura e evita que se compre mais do que o preciso, o que pode passar a impressão de um gasto desnecessário para o cliente;
- quais superfícies e cômodos serão pintados, pois há ambientes em que isso é mais difícil e que demandam maior cuidado. Nesses casos, pode ser necessária a aquisição de equipamentos de segurança;
- a existência de obstáculos, como fissuras, rachaduras, umidade, mofo, infiltrações etc. A existência desses elementos pode fazer com que você tenha mais trabalho com a aplicação de massa niveladora, selador, entre outros produtos;
- o tipo de tinta desejado, caso seja você o responsável por comprá-la. Se o cliente tiver adquirido, então é importante saber a marca e o tipo para avaliar a qualidade. Se for baixa, você poderá ter mais trabalho por ser necessário passar mais demãos. Ela também poderá acabar mais cedo, demandando a compra de mais tinta;
- se há descascamento da tinta anterior na parede e se será necessário lixar superfícies para nivelamento.
A partir desses dados, você poderá definir melhor o preço a cobrar. Para tanto, lembre-se de considerar o custo dos produtos que serão utilizados, o valor do seu serviço e o tempo de trabalho.
Além disso, considere eventuais reparos que demandarão tempo, esforço e dinheiro extra. Esse tipo de situação pode ocorrer, por exemplo, quando for pintar locais com muita umidade ou infiltrações. Nem sempre a tinta usada consegue se fixar, podendo ser necessário refazer o serviço com a adição de um impermeabilizante.
Como agregar valor ao orçamento e ao seu trabalho?
É possível aplicar um passo a passo simples com informações práticas para você agregar valor ao seu trabalho. Veja!
Especifique os serviços
Detalhar os serviços que serão realizados é importante porque possibilita ser transparente com o cliente. Dessa forma, evita-se a sensação de que o trabalho foi pouco, mas o preço foi alto.
Quando ele observar você trabalhando e fazendo justamente o que disse, pode-se ainda ganhar pontos em relação à honestidade do seu serviço. Portanto, exemplifique procedimentos da pré-pintura, da pintura em si e do acabamento nas paredes.
Indique materiais para a pintura
Pode acontecer de o cliente desejar um tipo pintura que não funciona tanto esteticamente quanto qualitativamente em sua parede. Por exemplo, ao comprar uma tinta comum para que você pinte uma superfície muito úmida e mofada ou uma que, após terminado o serviço, ficará com um aspecto diferente do que ele espera.
Nesse caso, é interessante orientar o cliente sobre os tipos de tintas que podem ser benéficas aos diferentes ambientes de sua casa e que podem atender aos seus objetivos. Observe também se ele continuará na casa mesmo com a pintura, pois, nesse caso, vale orientá-lo sobre a importância de adquirir materiais sem odor e de secagem rápida.
Cogite a inclusão de serviços adicionais
Se quiser se destacar ainda mais, que tal incluir alguns serviços extras? Por exemplo, fornecer gratuitamente uma repintura de parede simples caso algo dê errado no serviço inicial ou cobrar um valor menor por ela. É possível incluir um prazo máximo para isso.
Se acredita na qualidade do seu trabalho, provavelmente você nem precisará oferecer esse serviço, mas só mencioná-lo tende a melhorar a imagem a seu respeito.
Sugira lugares para a compra de materiais
Nem sempre o cliente sabe onde comprar produtos de qualidade para a pintura. Nessa hora, você poderá se destacar ao indicar locais em que ele poderá adquirir materiais de qualidade e, de preferência, com desconto. Use a sua experiência com fornecedores a seu favor!
Por que é importante agregar valor ao orçamento de pintura?
Agregar valor para o cliente é importante para você conseguir cobrar o preço desejado. Além disso, isso proporciona algumas vantagens, como maior valorização do trabalho, maior destaque entre a concorrência e obtenção de marketing boca a boca. Dessa forma, ainda poderá conseguir mais clientes e, especialmente, aqueles dispostos a pagar o valor que você cobra.
Por fim, ao passar o orçamento de pintura, que tal apresentar fotos de outros serviços realizados? Dessa forma, enquanto explica os serviços e os materiais, você poderá ilustrar qual a função, a importância e o resultado que se obtém com eles!
Aproveite agora e veja 7 materiais para pintura de parede indispensáveis para qualquer pintor! Com elas, você passará uma imagem profissional e seus serviços poderão ser mais valorizados!