Não há nada como uma camada de tinta para fazer uma sala parecer nova, não é mesmo? Mas quantas pessoas se sentem confortáveis e confiantes em pintar uma sala? O processo pode parecer demorado e complicado ao mesmo tempo, e só de pensar no acabamento de pintura, muita gente já desiste antes mesmo de começar.
No entanto, pintar uma parede por conta própria pode economizar dinheiro e ser bastante recompensador.
Por isso, este artigo vai lhe dar dicas de como fazer o acabamento de pintura em parede. Ou seja, você saberá desde os suprimentos de tinta necessários até as melhores técnicas de pintura que economizam tempo e dinheiro sem abrir mão do acabamento perfeito.
O início determina o final
Parecem palavras poéticas, porém, se trata de pintura mesmo. Saiba que se a preparação da superfície não for bem-feita, o acabamento também deixará a desejar.
Portanto, não ignore ou subestime esta primeira etapa. Assim, use a lixa para nivelar os locais com restos de tinta antiga. Depois, remova toda a sujeira, poeira, qualquer resíduo, inclusive gordura, deixando-a limpa e seca.
Use os produtos certos para o acabamento de pintura
Nem todas as paredes são iguais. Sendo assim, a preparação e tinta de uma parede da sala não será a mesma para banheiros ou outros ambientes que são considerados úmidos.
Por isso, para um melhor acabamento e resistência, procure os produtos certos que contenham massa acrílica e sejam Premium.
A tinta de qualidade vai “arrematar” seu trabalho
Não vamos ter toda essa preparação e trabalho para finalizar com uma tinta de qualidade inferior, não é mesmo?
Tintas de alta qualidade ajudarão sua pintura a resistir ao teste do tempo. Igualmente importante, no entanto, é considerar quanto tráfego há no local e quanto ela é exposta à umidade.
Tipos de tinta
Há três tipos de tinta, de um modo geral, para se escolher:
- Econômica;
- Standard;
- Premium.
Assim, veremos suas diferenças e o acabamento de cada uma delas.
Econômica
É indicada apenas para superfícies internas, pois tem menos resistência às agressões do tempo. É um produto de custo mais baixo e dura em média dois anos.
Standard
Já a Standard tem maior rendimento, podendo ser usada em pinturas de áreas internas e externas. Sendo de boa qualidade, protege do mofo e umidade. Tem duração média de três anos em áreas internas e dois anos em áreas externas.
Premium
Esta tinta é elegante, fácil de limpar e geralmente resiste bem a manchas. Também é ótima para banheiros e cozinhas, pois, além de alta resistência a manchas, também auxilia na proteção contra umidade quando no acabamento lavável (acetinado). Inclusive há versões de tinta Premium com acabamento fosco, acetinado e semibrilho.
Finalmente, note que fazer um belo acabamento de pintura não se resume apenas ao final. Eis aí uma sequência de detalhes que vão desde o início até a parte final dos recortes. Ou seja, se trata de um conjunto de ações que trarão o acabamento perfeito ao seu projeto de pintura.
Se você quer saber mais sobre pintura e como fazer esse trabalho de forma profissional, leia mais artigos sobre o assunto em nosso blog.
[…] Quando ele observar você trabalhando e fazendo justamente o que disse, pode-se ainda ganhar pontos em relação à honestidade do seu serviço. Portanto, exemplifique procedimentos da pré-pintura, da pintura em si e do acabamento nas paredes. […]
[…] A qualidade é uma das principais vantagens dos materiais, pois todos contam com uma série de atributos que fazem deles eficientes, duradouros e que proporcionam bons acabamentos. […]