Ícone do site Hydroresolve

Como preparar parede para pintura? Confira as dicas

mulher agachada para preparar parede para pintura
Tempo de leitura: 4 minutos

Para “se sair bem” em um projeto de pintura, há várias recomendações. Uma delas, está entre as prioridades para um acabamento perfeito, ou seja, preparar parede para pintura.

Exatamente isso. A preparação da parede faz tanta diferença quanto a qualidade da tinta e jeito certo de aplicar. Por isso, preparamos este artigo de como preparar parede para pintura de forma eficiente e prática.

Preparar parede para pintura em reboco

Vamos começar com os dois tipos de pintura existentes, a pintura sobre o reboco e a pintura em massa acrílica (exterior) ou massa corrida (interior).

Para preparar parede para pintura em reboco são necessários os seguintes cuidados:

Lixar e nivelar a superfície

Embora não seja necessário lixar para cada parede antes da pintura, pontos ásperos nas paredes, ou locais que tenham sido pintados anteriormente, precisam ser lixados antes de serem pintados novamente. Se a parede de reboco for nova, lixar para retirar areais sobressalientes.

Assim, é mais fácil garantir que a massa se fixe sem problemas. Use uma lixa para suavizar superfícies irregulares. E não se esqueça de limpar a poeira com um pano úmido deixando secar completamente.

Além disso, rachaduras ou lascas de tinta em superfícies pintadas anteriormente também pode ser um problema. As rachaduras nas paredes e nos tetos ocorrem devido a uma variedade de causas, sendo uma das mais comuns a má preparação de uma superfície antes da pintura. Pintar sobre tinta rachada é uma péssima ideia, por isso é importante lixar esse tipo de parede.

Para isso, recomenda-se utilizar os seguintes produtos:

Fundo preparador de paredes

O fundo preparador de paredes é ideal para o reboco que tenha partículas soltas. Assim, é necessário primeiro lixar e depois passar o produto. Esse produto é um aglutinador, ou seja, ele aglutina, junta as partículas, para que na hora da pintura elas não se soltem.

Selador de paredes

Quando o reboco não tiver partículas soltando e for novo (nunca pintado), pode-se usar o selador de paredes para a melhor performance da aplicação da tinta.

Preparar parede para pintura em massa acrílica ou corrida (PVA)

Quando queremos um melhor nivelamento ou acabamento, se aplica sobre o reboco a massa. Parte interna (não molhadas) massa PVA, parte externa e interna, massa acrílica.

A massa depois de aplicada necessita de lixamento. Depois desse processo tira-se o pó e inicia-se o processo de pintura.

Limpeza total na parede é o início de tudo

Embora não exista melhor maneira de limpar as paredes antes da pintura, a maioria das paredes em áreas externas podem ser lavada com uma escova e agua.

Para superfícies expostas a óleo ou sujeira, como paredes da cozinha, lave com uma solução de água e detergente para eliminar a gordura e siga com água limpa para remover qualquer agente de limpeza residual. Termine limpando as paredes com um pano úmido.

A parte mais importante do processo é garantir que você deixe tudo secar completamente. A aplicação do primer ou tinta em paredes ainda úmidas pode causar uma série de problemas, incluindo formação de bolhas.

Repinturas

Agora, se o seu projeto é de repintura é necessário fazer uma avaliação de como a superfície está. Perceba se ela possui buracos, fissuras, bolores, umidade, sujeira, ou tem partículas soltando.

É necessário tratar cada item desse antes da repintura, para que depois o trabalho seja duradouro. Vamos a um exemplo:

Tinta não esconde mofo

Não importa que tipo de parede você esteja preparando para pintar, lembre-se de lidar com qualquer mofo primeiro. Nunca pinte sobre ele.

Isso porque ele crescerá com uma nova tinta, o que tornará ainda mais difícil a limpeza e a manutenção subsequentes.

Você pode limpar o mofo com uma esponja e uma solução que seja de três a quatro partes de água para uma parte de água sanitária. Aplique a solução, deixe repousar por alguns minutos, esfregue a superfície afetada com uma escova macia e enxágue a área com água limpa. Repita a operação. Use luvas para proteção e deixe secar.

Por fim, depois de colocar essas dicas em prática, você verá que seu projeto de pintura será um sucesso devido a preparação da parede.

E se você deseja ter acesso a mais conteúdo como este, basta assinar nossa newsletter e receber tudo sobre esse tipo de assunto.