No momento em que você decide pintar a casa, talvez venha à sua mente itens como tinta, pincéis e rolos, lixa, material de limpeza e lonas ou plásticos para proteger os móveis. Até aí tudo certo, você precisará mesmo disso tudo. Porém, já pensou no tipo de selador de pintura que vai usar?
Se neste momento um ponto de interrogação apareceu bem diante dos seus olhos, não se preocupe mais. Neste artigo a gente conta o que é e para que serve o selador de pintura. Por isso, não perca nenhum detalhe!
O que é um selador de pintura?
Vamos começar pela pergunta mais óbvia: o que é esse “selador de pintura?” O selador está na “família” do primer. Ou seja, ele é formulado para ser aplicado previamente a pintura.
Logo, o selador fará exatamente o que seu nome propõe. Ele irá selar a parede antes da aplicação da tinta. E porque você gostaria de selar a parede antes da pintura? É só acompanhar o próximo tópico.
Qual a importância do selador de pintura?
Se você deseja um trabalho digno de profissional, ao mesmo tempo que reduz os custos, o selador de pintura é a escolha mais adequada para qualquer que seja seu projeto.
Isso porque ele terá a nobre função de selar a parede impedindo que a tinta usada seja absorvida pela superfície.
Saiba que, em paredes novas, essa é uma situação recorrente que deixa muita gente “desanimada” na hora de pintar.
Pois, bem, agora você sabe que o problema não é você, é apenas a falta de um selador de qualidade.
Onde posso aplicar o selador antes da tinta?
Para o Selador Acrílico você pode usá-lo em qualquer superfície de reboco novo não pintada. Existem outros tipos de seladores também, como os para madeiras, estes podem ser aplicados em madeiras em áreas internas como;
- Madeiras como carvalho e bordo;
- Madeiras nuas, como a sequoia vermelha,que sangram ou descolorem a tinta;
- E madeiras novas e sem pintura em geral.
Já os seladores ou fundos para metais como o Zarcão por exemplo podem ser aplicador em ferrosos, como inibidores de ferrugem para evitar corrosão.
Como aplicar o selador de pintura?
E, por fim, depois de escolher o selador de pintura ideal para o seu projeto, vamos revisar algumas recomendações básicas na hora da aplicação:
- Aplique com o pincel ou rolo de tinta, como se fosse uma pintura normal;
- A aparência é como de uma parede molhada, por isso, verifique o local já aplicado para não repetir o mesmo lugar. Alguns selantes ficam transparentes depois de secos, outros ficam brancos como se fossem tinta;
- Depois da aplicação, espere secar por completo;
- Não deixe de usar proteção ao aplicar o produto, uma vez que o cheiro pode causar irritações.
- Não utilizar os seladores em repintura.
Pronto. Depois da aplicação do selador você pode realizar a pintura normalmente e ver o seu trabalho se tornar perfeito, economizando tempo e dinheiro!
E se você quiser saber mais sobre assuntos como esse, os melhores produtos e onde devem ser usados, é só assinar nossa newsletter e obter todas as informações!
Gostei da explicação sobre o selador. Mas tenho uma pergunta: qual a diferença entre o selador e o fundo preparador
O Selador tem a função de dar preenchimento às superfícies porosas e selar a parede, é indicado para paredes novas (recém rebocadas após a cura de 28 dias) e o Fundo Preparador tem o objetivo de agregar as partículas soltas na parede e uniformizar a absorção da tinta. Por isso, é muito recomendado para rebocos antigos e desgastados.
Posso usar a seladora após a aplicação da massa acrílica?
Depois de aplicar o selador não parede posso aplicar massa corrida e depois pintar normalmente?
O fundo preparador pode passar no chão pra vedar a água da chuva
Recomendamos o Fundo Preparador apenas para paredes!