A desgaste dos metais por é um processo químico, resultado da oxidação do ferro, um fenômeno popularmente conhecida por ferrugem.
Sua principal causa é a exposição prolongada as ações do tempo como sol, chuva, vento e umidade, sem a devida proteção, o que acelerara a corrosão do metal, e torna os cuidados na manutenção ainda mais importantes.
Como fazer
1 – VAMOS INICIAR
Antes de iniciarmos o tratamento da ferrugem é importante observar se a estrutura não foi comprometida. Despois da avaliação, se ainda possui condições de uso, mãos à obra!
2 – PREPARAÇÃO
Remova totalmente a ferrugem utilizando lixa com grana (espessura) 100 a 320 e/ou escova de aço. A grana da lixa vai depender da gravidade da ferrugem, quanto mais espessa a crosta de ferrugem, mais grossa deve ser a lixa.
3 – BASE
Após remover com cuidado a ferrugem, limpe toda a superfície com pano umedecido com thinner até ficar bem limpinha e livre de pó. Em superfície irregular e de difícil lixamento pode-se utilizar um removedor de ferrugem, aplique-o conforme indicação da embalagem. Limpe e aguarde secar.
4 – APLICAÇÃO
Aplique uma demão de zarcão para metais, diluído a 10% com agua raz, de acordo com a embalagem.
Aguarde secagem, se necessário lixe com lixa grana 360 a 400 para melhor acabamento.
5 – CONCLUSÃO
Pronto, agora só aplicar de 2 a 3 camadas do esmalte de sua preferência, que pode ser base solvente ou mesmo base água. A superfície ficará nova.