De repente você percebe que quer mudar a cor da parede, e sabe que a repintura será a melhor opção. Mas, como fazer a repintura de parede, com acabamento profissional?
Você deveria contratar um pintor? As boas notícias são: repintar não precisa ser um problema. Tudo o que você precisa fazer é seguir estas simples etapas para obter um resultado com aparência profissional. Acompanhe cada detalhe e inicie seu projeto pessoal.
Limpe o local
O primeiro passo na repintura é limpar as paredes. Você não quer sujeira ou manchas aparecendo em sua nova cor ou criando paredes irregulares. Essas imperfeições também podem atuar como uma barreira e podem afetar a aderência da tinta, o que pode levar a descascamento futuro.
Em alguns casos a limpeza pode significar apenas passar um pano e limpar com água e sabão neutro. No entanto, se você estiver lidando com um banheiro ou cozinha, é aconselhável fazer uma limpeza mais profunda, pois é mais provável que essas áreas tenham derramamentos de sabão, shampoo e outras manchas.
Remova a tinta velha
Por mais tentador que seja, não pinte sobre tinta velha. Sim, pode ser um processo tedioso, mas lembre-se que quem faz bem, fará uma vez só.
Portanto, caso não esteja claro: não pinte sobre lascas velhas. Se você tem paredes descascando tinta, pegue o raspador e remova as peças descamadas, não importa quanto tempo demore. Isso impedirá que as camadas mais recentes de tinta comecem a descascar.
Preencha as lacunas
Além de raspar a tinta antiga, preencher buracos e rachaduras na parede ajuda a garantir uma superfície suave e consistente para a sua nova camada de tinta.
Use um material de enchimento, para consertar os furos e rachaduras visíveis. Furos mais profundos podem precisar ser preenchidos mais de uma vez.
Termine lixando as áreas preenchidas de maneira plana para permitir a aplicação uniforme do novo revestimento de tinta.
Use o selante antes da tinta
Para um acabamento perfeito, usar um primer ou selante antes da tinta é a melhor opção.
Um selante é capaz de manter a superfície uniforme, evitar absorção demasiada de tinta. Usar um primer é mais econômico do que cobrir a parede imediatamente com a tinta.
O primer não apenas garantirá que sua nova cor seja vibrante e uniforme, como também encobrirá outras descolorações.
Para paredes novas com reboco virgem utilize selador acrílico como fundo, já para repinturas e paredes antigas você deve utilizar o fundo preparador de paredes.
Por fim, depois de aplicar a tinta espere o tempo de secagem corretamente. Um tempo de secagem insuficiente pode resultar em baixa qualidade de cores. Sendo assim, para tempo de secagem, consulte a embalagem de tinta para obter instruções adequadas. E para garantir a segurança, aguarde no mínimo duas horas antes de aplicar a próxima demão.
Realizar a repintura sem erros pode ser um trabalho mais demorado, no entanto, aliado a essas orientações e produtos de qualidade é, de fato, a melhor maneira de obter um acabamento profissional.
E se você quer saber mais sobre assuntos similares pode conferir nosso artigo sobre os tipos de tinta para cada cômodo da casa!
[…] ainda mais, que tal incluir alguns serviços extras? Por exemplo, fornecer gratuitamente uma repintura de parede simples caso algo dê errado no serviço inicial ou cobrar um valor menor por ela. É […]