Saiba como o uso de selante, estruturante e impermeabilizante pode ajudar a proteger sua construção.
Diz a música que “são as águas de março fechando o verão”, mas tanta chuva também pode causar danos ao telhado, à fundação, ao interior e mais de uma estrutura se não for feita a vedação adequada com um bom selante, estruturante ou impermeabilizante.
A água se move através de uma estrutura por meio de várias forças, incluindo: pressão hidrostática, ação capilar, correntes de vento, tensão superficial e gravidade natural.
Se houver alguma brecha no piso ou parede da estrutura, a água certamente encontrará seu caminho. Por isso, que tal conhecer um pouco mais do papel dos produtos vedantes?
Prevenção de vazamentos internos com Selantes a base de Silicones, PU ou Acrílicos.
O selante é aplicado de forma a corrigir vazamentos usando o método por calafetagem. Calafetagem é o processo de vedação que utiliza materiais prontos, como silicone, poliuretano, polissulfeto ou selante acrílico.
Esses selantes são feitos de materiais elastoméricos (flexíveis) que permitem expansão e contração da junta sem comprometer a vedação. Quando aplicados, os selantes de silicone formam selos duráveis à prova de água.
Selantes de silicone hidrofugante são comumente usados para manter o clima à prova d’água nos cantos da cozinha e do banheiro.
Muitos selantes de copolímeros multifuncionais são resistentes à água, transparentes e contêm fungicidas para evitar o acúmulo de mofo. Eles formam filmes flexíveis que não secam ou racham e podem ser pintados com tintas à base de óleo ou água.
Prevenção de vazamentos externos com selante e estruturante
A impermeabilização é necessária sempre que uma estrutura é construída ao nível do solo ou abaixo. Os lençóis freáticos elevados fazem com que a pressão hidrostática seja forçada através de rachaduras nas paredes da fundação e sob o piso de porões, por exemplo.
Isso resulta em danos estruturais significativos na fundação e nas paredes, incluindo problemas de deterioração, mofo e umidade.
Os tanques de água de concreto podem ser selados por dentro ou por fora. Os selantes são à base de cimento e polímeros acrílicos e projetados especificamente para impermeabilizar concreto e alvenaria.
As aplicações industriais incluem reparos de reservatórios e barragens, valas de alimentação de animais e impermeabilização de piscinas e outras estruturas de concreto e alvenaria sob pressão contínua (da água).
Selantes formulados são usados para selar juntas de expansão na construção em superfícies verticais e horizontais. As juntas de expansão podem ser internas ou externas.
O selante epóxi é usado para selar a umidade de um piso de madeira. A barreira de umidade protege o piso da deterioração.
Os telhados também devem ser impermeabilizados e selados para manter a umidade e as intempéries. Com o auxílio de uma tela de poliéster estruturante, instaladas para proteger das condições climáticas mais severas, é possível realizar o tratamento de trincas, fissuras e reforço de impermeabilização em sistemas moldados.
Eles são uma solução de impermeabilização superior para vazamentos e infiltração através de fendas causadas pela chuva.
Todos os materiais são projetados, instalados e aplicados para proteger o teto, para que ele possa suportar concentrações prolongadas de água da chuva, bem como condições severas.
A impermeabilização desempenha um papel extremamente importante na proteção de todos os aspectos da construção de uma estrutura. Saber qual proteção usar para uma estrutura específica é mais do que apenas uma ciência, é uma forma de arte.
Quer saber mais sobre materiais para vedação? Então leia nosso artigo sobre as vantagens e benefícios da tinta impermeabilizante.