Com tantas marcas e tipos de tinta para casa no mercado hoje, pode ser confuso saber por onde começar na hora de escolher produtos para um novo projeto de reforma ou decoração.
Apesar das centenas de latas de tinta que ocupam as prateleiras da sua loja local de artigos para a casa, existem basicamente dois tipos de tinta: à base de óleo e à base de água.
No entanto, você também encontrará esmaltes, acrílicos e muitos outros. Para você não se confundir, aqui estão as descrições de cinco tipos de tinta e qual é o ideal para cada parte da casa.
1. Antes dos tipos de tinta vem o Primer
Isso não é considerado tinta, mas é necessário em muitos projetos de pintura e, certamente, será encontrado no corredor das tintas. O primer pode ser à base de óleo ou de água.
Portanto, quando for pintar a casa, convém usar um que corresponda ao tipo de tinta que você está usando. Por exemplo, se você estiver pintando com tinta à base de óleo, use um primer à base de óleo.
2. Epóxi
As tintas epóxi são de uso específico e não solúveis em água. Elas também têm um solvente específico e devem ser aplicadas por profissionais que conheçam o material, para evitar bolhas ou que uma camada se solte.
Esse tipo de tinta é perfeito para regiões úmidas ou molhadas. Ou seja, você pode utilizar no banheiro, piscina, cozinha e até mesmo no piso, dependendo do tipo da fórmula.
3. Látex PVA
Esse está entre os tipos de tinta mais comuns no mercado. O látex é uma tinta à base de água e o PVA é o nome da substância usada para a fabricação da tinta (Acetato de Polivinila).
Esse tipo de tinta é ideal para o interior da casa. Ou seja, facilita a limpeza do local, que pode ser feita apenas com um pano úmido.
Em contrapartida, esse não é o tipo de tinta a ser usada em locais úmidos ou que corram o risco de receber chuva. Sendo assim, áreas externas estão fora da lista do látex.
4. Esmalte
A tinta à base de óleo recebe o termo “esmalte” devido à sua dureza e durabilidade. Essas tintas também incluem acabamentos brilhantes e foscos.
A tinta esmalte é ideal para janelas, portas e acabamentos, pois são boas em superfícies de ferro e madeira.
5. Acrílico
Este é outro tipo de tinta para casa à base de água, mas o ingrediente de ligação na tinta é o acrílico. A tinta acrílica pode ser encontrada em variedades, incluindo látex acrílico ou esmalte acrílico.
A tinta acrílica é de boa durabilidade e alta impermeabilidade. Ou seja, ideal para áreas externas. Além disso, o fato de ser uma boa tinta para locais úmidos permite que ela também seja usada na cozinha e no banheiro.
Por fim, na hora de escolher entre vários tipos de tinta, cores e texturas, é bom contar com a ajuda de profissionais da área. Eles saberão orientar sobre o melhor produto, bem como realizar o trabalho de maneira limpa, eficiente e com perfeito acabamento.
E se você quer saber mais sobre assuntos como esse, não deixe de nos seguir no Facebook e no Instagram!
[…] escolha os produtos certos para o local que deseja pintar. Pense bem na seleção de cores e de tipos de tinta mais adequados para o ambiente que você irá pintar. A escolha certa dos produtos já é metade do […]
Agradeço a vcs da hidronort
E o que vcs pode dá uma força agradeço
Nós que agradecemos! 🙂
[…] que ama uma pintura bem-feita, sem cheiro, de secagem rápida e fácil aplicação, pode usar esse tipo de tinta. Ela é extremamente vantajosa, porque além de manter a qualidade do trabalho, é […]
[…] que você não confunda o fundo preparador de pintura com outras tintas, saiba que sua principal característica é a capacidade de agregar as partículas […]
[…] porque ele terá a nobre função de selar a parede impedindo que a tinta usada seja absorvida pela […]
[…] Por atacado você garante produtos com bons prazos de validade, boas condições de pagamento e, claro, acesso às últimas novidades do mercado de tintas. […]